
Pós-operatório não é drenagem linfática
Por muito tempo o foco do tratamento no pós-operatório foi voltado para a redução do edema, e para isto a técnica utilizada sempre foi a “Drenagem Linfática”, para esta intercorrência ela é de fato uma técnica muito boa porém, não é a única a ser utilizada, afinal, o pós-operatório não se baseia apenas em edema.
O processo de reparo tecidual que o organismo passa após uma cirurgia, requer uma atenção que envolve outras estruturas, outras funções, e não somente o sistema linfático.
Um tratamento com atenção baseado na importância da cicatrização e condução da mesma, nos abre um leque de opções de tratamento para que obtenhamos resultados efetivos com menor número de sessões.
A drenagem linfática não é o plano de tratamento principal e exclusivo no pós-operatório. É uma técnica importante e muito benéfica quando associada a outros recursos e terapias.
Uma técnica isolada não trata nem previne uma quantidade enorme de complicações e intercorrências.
Se você fez ou está pensando em se submeter a uma cirurgia plástica, procure um fisioterapeuta especializado, faça uma avaliação pré-operatória e entenda tudo que envolve seu processo de recuperação.
PÓS-OPERATÓRIO NÃO É DRENAGEM LINFÁTICA É “TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO”