LIPOASPIRAÇÃO X LIPOESCULTURA

Como é feita a lipoaspiração?

 

A lipoaspiração é uma cirurgia indicada para dar contorno corporal, ela remove a gordura localizada que muitas vezes a pessoa nao consegue perder mesmo mantendo uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física regular. Os locais mais comuns de armazenamento de gordura são: abdomen, flancos, dorso, culote, braço e coxas.

 

Antes de realizar a cirurgia, o Cirurgião Plástico faz as marcações das regiões que serão lipoaspiradas, no centro cirúrgico o paciente é anestesiado, a partir daí, são feitas pequena incisões (orifícios) onde a cânula metálica é inserida, ela atravessa as camadas da pele até atingir a camada profunda de gordura, a cânula é ligada a um lipoaspirador, aparelho que faz um tipo de “sucção” e aspira a gordura, que passa a ficar armazenada num coletor.

 

Essa gordura que foi aspirada pode ser enxertada em outra região, ela é tratada e em seguida injetada em determinada área do corpo para dar volume e contorno, este procedimento passa a ser chamado de lipoescultura, geralmente essa gorduxa é enxertada nos glúteos.

 

Essa cirurgia gera um trauma maior no tecido comparado a outras cirurgias, e precisará de um acompanhamento especializado para previnir as fibroses e aderências, então, antes de realizar o procedimento cirúrgico, pesquise o Fisioterapeuta que vai fazer seu tratamento pós-operatório e, de preferência, faça uma avaliação pré-operatória para entender o que vai ocorrer com seu corpo e assim poder colaborar com as orientações que serão passadas pelo fisioterapeuta para otimizar a sua recuperação.