O QUE É SEROMA ?

O seroma é uma complicação cirúrgica definida pelo acúmulo de líquido de características exsudativas, que pode ocorrer após cirurgias que promovem grandes descolamentos dos tecidos, como abdominoplastia, lipoaspiração e cirurgias das mamas.

 

Ele pode ser percebido por um abaulamento local da pele, na palpação podemos perceber o líquido se deslocando, um líquido “flutuante”, geralmente acompanhado de aumento da temperatura na região, desconforto e dor.

 

A depender do nível do seroma, existem algumas opções para tratá-lo, em casos de pequena coleção de líquido o organismo tende a reabsorver, em outros casos pode ser tratado de forma conservadora, com auxilio das cintas compressivas, placas e taping, ou através da punção realizada pelo medico, seguido da compressão e atuação do fisioterapeuta.

 

Quando não se realiza o tratamento adequado, o seroma pode evoluir e encapsular, quando isso cocorre, o líquido muda sua textura e se transforma em gel, dificultando a sua aspiração, sendo necessário abordagem cirúrgica para correção.

whatsapp.png