Por que usar placas?

As placas de contenção são muito indicadas no pós-operatório de cirurgias plásticas, seu uso associado á cinta auxiliam na compressão da região operada, gerando maior aproximação dos tecidos cicatriciais e reduzindo o espaço morto provocado pela lesão cirúrgica, promovendo assim o controle do edema e favorecendo a cicatrização dos tecidos.

 

Deve ser indicada e utilizada de forma individualizada, a depender da necessidade específica do paciente, o ideal é que sejam placas individuais para que possamos alterar as posições gerando compressões diferentes em toda extensão do corpo que foi abordada cirurgicamente.

 

O tecido precisa de uma compressão homogênea, o uso negligenciado pode contribuir para a formação de fibroses, por isso é importante o fisioterapeuta estar atento e orientar o paciente em relação ao uso adequado das placas, e fazer as adaptações sempre que forem necessárias, diante da resposta do tecido a essa compressão.

 

O paciente também tem papel importante nesse processo, deve colaborar com o tratamento e estar atento ás orientações para pôr em prática durante o dia a dia, a fim de alcançar um bom resultado cirúrgico.

whatsapp.png